quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Olá pessoas!  Hoje eu vou falar sobre o cio nas cadelas. Á duas semanas atrás a Nina entro no cio pela primeira vez, bom como eu nun...

O cio nas cadelas

3 comentários:
 


Olá pessoas! Hoje eu vou falar sobre o cio nas cadelas. Á duas semanas atrás a Nina entro no cio pela primeira vez, bom como eu nunca tive uma cadelinha antes, não sabia como lidar com essa situação que por um lado é muito chato e pelo outro ajuda um pouco. Resolvi fazer este post para ajudar vocês a lidar com essa situação. Vou logo avisando que algumas das coisas que vou dizer aqui eu vou dizer por experiencia própria, pois e não sei muito sobre os pets por isso sempre escrevo poucas coisas sobre eles. Vamos lá? 

O cio nas cadelas...

O cio nas cadelas nada mais é que um sinal de que as fêmeas estão prontas para reproduzir. Assim como nós humanas, as cadelinhas e gatinhas ficam "naqueles dias". Por isso é que devemos tomar inúmeros cuidados não só para impedir a chegada de novos fofinhos em casa, mas também devemos tomar cuidado com os sentimentos da cadelinha, é elas também podem ficar bem sensíveis nesses dias, mas isso varia de cadela para cadela, umas ficam mais e outras menos.  

Geralmente a cadelinha entra no cio entre 6 a 10 meses de idade. Mas como posso saber que minha cadelinha está no cio? Bom, os sintomas são bem claros sendo eles o: inchaço da vulva e sangramentos, algumas cadelinhas também chegam a sentir cólicas e algumas dores, por isso é bom estar sempre atento! E também a cadelinha aumenta o numero de vezes de fazer xixi, a própria Nina mesmo fica fazendo xixi toda hora durante o cio. O cio dura em torno de 15 a 20 dias, se passar disso é melhor procurar um veterinário, pois pode estar acontecendo alguma coisa com sua cadelinha. 


Com a chegada do cio é importante saber que os machos da vizinhança vão com certeza perceber, alguns quando setem a presença de uma cadela no cio começam a uivar. Pode também acontecer de aparecer novos cães na rua, até mesmo na frente de sua casa. 

É importante saber que as cadelinhas não podem cruzar logo no primeiro cio, pois isso pode prejudicar tanto a cadelinha quanto os seus filhotinhos. Bom, caso queira novos filhotinhos em casa é aconselhável que espere até o fim dos sagramentos, só assim ela estará pronta para a cruza. Mas se não quiser ter novos fofinhos em casa é importante tomar bastante cuidado, pois quando as cadelas estão no cio elas soltam um forte odor atraindo assim os machos, por isso o melhor a fazer é diminuir os passeios na rua com sua cadelinha. Mas se você não tiver muita opção e acabar tendo que levar ela na rua o melhor a fazer é ficar atento e passear com ela presa á corrente, porque os machos dá área com certeza vão tentar assediá-la não sei se é essa a palavra certa mais é por ai. Durante um tempo a cadelinha vai aceitar esses tipos de "assédio", mas quando estiver quase no final do cio ela vai passar a rejeita-los esse também é um bom jeito de saber se ela ainda está no cio. 

Muitas pessoas também perguntam se no cio a cadelinha pode tomar medicamentos ou tomar banhos frios, bom a minha resposta é sim, mas o melhor a fazer é procurar um veterinário antes para poder alerta-la de possíveis danos a pobrezinha.

Exite também um nome para as fases do cio que vou citar agora! 

Proestro: A cadela fica com a vulva inchada e começa a ter corrimentos vaginais; atraindo os machos, mas recusando a cópula.
Estro: É a fase que segue o fim do sangramento do cio, em que a cachorra ainda tem a vulva inchada (e, possivelmente, algum corrimento) e aceita os machos, sendo o período ideal para o acasalamento. Ocorre, na maior parte das vezes, de dez a quinze dias depois do início dos sangramentos da cadela que entra no cio.
Metaestro: É o tempo em acontece a gestação e o parto da cachorra. Muitas cadelas que acasalaram e não foram fertilizadas podem desenvolver uma gravidez psicológica neste período, apresentando todos os principais sintomas da gestação.
Anaestro: Fase em que ocorre o descanso sexual das cachorras, até a chegada do próximo cio.


Se sua cadelinha mora dentro de casa e você quer evitar dela ficar sujando tudo você pode optar por comprar algumas fraldinhas ou calcinhas próprias para cadelas que se vende em qualquer bom Petshop por ai. O valor se varia entre as marcas e tamanho. 

Bom é isso, espero que tenha ajudado em alguma coisa! Se você tiver alguma duvida sobre o assunto é só deixar seu comentário. 




3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto.
    Muito bom, bem escrito e informativo!
    No meu site eu trago mais algumas informações para os marinheiros de primeira viagem com cadelas (como foi meu caso), pode ajudar em muitas situações.

    ResponderExcluir
  2. Ola boa tarde adorei o seu texto e ajudou imenso, visto que é a 1 vez que tenho uma cadelinha(Luna) em casa que neste momento esta com o cio e a minha preocupação é a minha esta praticamente todo o dia sem fazer xixi estou a ficar preocupada mas nesta face em que nos encontramos a veterinária esra fechada ligo e ninguém me atende. Se poder ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu tenho uma charpei aí ela ficou no cio pela primeira vez aí agora no finalzinho ela não está conseguindo segurar o xixi oq eu faço

    ResponderExcluir