quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Olá pessoas! Hoje vamos saber como identificar e tratar a pseudociese, esse é um assunto que traz bastante preocupação para os donos de cade...

Gravidez psicológica canina

Nenhum comentário:
 
Olá pessoas! Hoje vamos saber como identificar e tratar a pseudociese, esse é um assunto que traz bastante preocupação para os donos de cadelas... Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre a gravidez psicológica canina.

 Google image 

O conteúdo a seguir foi retirado do site Dicas Petlove 

O que é a pseudociese?
A pseudociese, acontece quando a fêmea, que não está gravida, apresenta comportamentos e sinais clínicos de gestação.

Porque acontece a pseudociese?

Durante o cio, ocorrem muitos estímulos hormonais. Algumas fêmeas, no entanto, são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gestação.

E quais são os sintomas? 

Quando ocorre a pseudociese, a cadela começa a apresentar algumas mudanças físicas e também começa a agir como se estivesse realmente prenha.
Organização do ninho, aumento das glândulas mamárias, produção de leite (devido à ação da prolactina), adoção de algum objeto como cria, aumento de volume abdominal e agressividade, são os sintomas da gravidez psicológica canina.

Como devo tratar a pseudociese?

Antes de qualquer coisa você deve procurar um veterinário, caso haja suspeita da gravidez psicológica canina. 
O tratamento da pseudociese baseia-se no encurtamento desde período, administrando medicamentos que inibem a produção de leite e afastando objetos que a cadela adotou para não estimular ainda mais a produção de leite e o comportamento materno. Caso a cachorra tenha desenvolvido inflamação nas glândulas mamárias, esta deve ser tratada com rapidez.
É importante ressaltar que o aparecimento recorrente da pseudociese pode provocar inflamações e infecções do útero (piometra) e, ainda, tumores no sistema reprodutor.

Prevenção da gravidez psicológica canina
A castração previne essa “falsa gravidez”, sendo indicada principalmente para as fêmeas que apresentam estes episódios com frequência ao final dos cios. Prevenindo assim, todas as consequências citadas e proporcionando alívio para a cadelinha. 


Espero ter ajudado com essa informação, minha cadelinha a Nina já teve a pseudociese uma vez e uma recomendação do veterinário foi passar algo amargo, por exemplo, a babosa na região das mamas da cadela para prevenir que a mesma fique lambendo o próprio leite o que estimula a produção de ainda mais. 

Um grande abraço e até o próximo post ^^   

Nenhum comentário:

Postar um comentário